Boeing 737 NG
Objetivo: Preparar o piloto para operar aeronaves a jato sob regras IFR em ambiente multi-tripulação (MCC), com foco em SOPs, CRM e transição para aviação comercial.
60 a 75 horas (pode variar conforme escola, simulador e formato)
Tipo de atividade
Horas sugeridas
Teoria em sala/aula online 30 h
Treinamento em simulador 20 h
Briefing/Debriefing 10 h
Avaliação final / CRM 05 h
Total 65 h
Diferença entre aviação geral e comercial
Operações em ambiente multi-crew
Documentação operacional (AFM, SOP, MEL, FCOM, QRH)
Estrutura de companhias aéreas (chefe de frota, safety, CRM)
Estrutura básica do Boeing 737-NG
Sistemas: Elétrico, hidráulico, combustível, pneumático, ar-condicionado
Sistema de navegação (FMC, IRS, GPS)
Motores e instrumentos de performance (N1/N2, EGT, EPR)
Procedimentos IFR (SID, STAR, IAC)
Uso de cartas Jeppesen e rotas RNAV
Planejamento de voo com carga, combustível e alternados
Performance de decolagem e pouso
FMS/FMC – configuração e uso
MCP (Mode Control Panel) – Autopilot / Autothrottle
CDU – entrada de dados, planos de voo
EFIS, ND, PFD – interpretação de telas
Operação em dupla (Pilot Flying / Pilot Monitoring)
Procedimentos em solo, táxi, decolagem, cruzeiro e pouso
Checklists: Flow vs Challenge and Response
Briefings (Takeoff, Approach, Go-Around)
Falha de motor, fogo, perda hidráulica, pane elétrica
Despressurização, perda de comunicação, rejeição de decolagem
Uso do QRH e estratégias de decisão
Conceitos de CRM (comunicação, liderança, tomada de decisão)
Modelo TEM (Threat and Error Management)
Divisão de tarefas e responsabilidade
Gestão do erro e da carga de trabalho
Sessões em duplas (PF/PM)
10 sessões práticas de 2 h (normal + emergências)
Takeoff, SID, STAR, ILS, RNAV, falhas de motor
Go-around, arremetida, retorno com pane
Última sessão: Simulado completo + avaliação
Simulado completo em duplas
Relatório de desempenho (briefing/debriefing)
Certificação de conclusão
Discussão sobre recrutamento e seleção em cias aéreas
Licença PC (Piloto Comercial) com IFR
CCF válido
Inglês técnico desejável
Experiência prévia com simulador é um diferencial
Apostila digital (FCOM, QRH, FMC procedures)
Checklist impresso
Carta Jeppesen de treino (ex: KATL, KSFO)
Simulador desktop opcional (Prepar3D, X‑Plane com Zibo 737)