O DA62 é um bimotor a pistão de última geração:
Capacidade: até 7 lugares
Motores: 2 x Austro AE330 diesel (turbo)
Cockpit: Glass Cockpit Garmin G1000 NXi
Full authority digital engine control (FADEC)
Excelente eficiência de combustível e baixo consumo
Filosofia de voo moderna, similar a jatos de pequeno porte (gerenciamento de sistemas digitais)
O treinamento no DA62 é específico para pilotos que querem obter:
✅ Endosso de habilitação multimotor (MLTE)
✅ Experiência em glass cockpit avançado
✅ Transição para operação FADEC e motores diesel
✅ Capacitação para voos IFR em bimotor leve
✅ Licença de Piloto Privado (PP) ou Piloto Comercial (PC) válida
✅ Habilitação IFR (opcional, mas recomendada)
✅ CMA válido
✅ Experiência prévia em monomotor (normalmente exigida)
✅ Conhecimento básico de inglês técnico se for usar manuais originais
Normalmente o curso inclui:
Características gerais da aeronave
Sistemas: motor, combustível diesel, FADEC, elétrico, hidráulico
Painel G1000 NXi: navegação, monitoramento de motores, automação
Procedimentos normais, anormais e de emergência
Limitations & performance (cálculo de peso e balanceamento, decolagem, pouso)
Briefing de operação multimotor: Vmc, driftdown, operações monomotor
Simulações em cockpit procedures trainer (se disponível)
Flows de checklist
Uso de simuladores G1000 (opcional, mas muito comum)
Missões de familiarização
Decolagens e pousos normais e de emergência
Manobras monomotor (pane simulada em motor crítico)
Aproximações IFR (se aplicável)
Procedimentos de emergência e falhas de sistemas
Ground School: 8h a 16h de teoria
Voos práticos: em média 5h a 10h de voo real (mínimo exigido para checar multimotor varia por regulamento, mas o ideal é treinar mais horas)
Duração total: de 3 a 5 dias intensivos ou até 2 semanas, dependendo do ritmo
No Brasil ou América Latina:
💰 Em torno de US$ 3.000 a US$ 6.000, dependendo:
Horas de voo contratadas
Centro de treinamento e localização
Se inclui simulador G1000
Instrutor homologado para bimotor
Ao final, o piloto recebe:
Endosso de Habilitação Multimotor (MLTE), se ainda não tiver
Endosso específico do modelo DA62, se exigido pela autoridade local (ANAC)
No Brasil, algumas escolas e aeroclubes operam o DA62 ou DA42 (versão anterior, muito parecida). Exemplos:
Diamond Flight Centers homologados
Escolas parceiras da Diamond Aircraft
Centros de treinamento que operam G1000
✅ Experiência em bimotor moderno
✅ Familiaridade com glass cockpit (ótimo para migrar depois para aviões maiores)
✅ Menor custo operacional que outros bimotores a gasolina
✅ Habilitação valorizada em currículos de companhias e táxi aéreo