Visão geral do sistema G1000
Componentes principais (PFD, MFD, GIA, GMA, GEA, AHRS, ADC, GPS)
Vantagens do glass cockpit vs instrumentos analógicos
Noções de segurança e redundância
Indicadores de atitude, velocidade, razão de subida, rumo
Indicador de desvio lateral e vertical (HSI)
FPA, FD e barras de comando
Altitude selecionada vs real
Alertas visuais (e.g. "Check Altitude", "Minimums")
Página de mapa de navegação (Nav Map)
Informações do motor (Engine Indications System - EIS)
Página de checklist
Página de radar meteorológico / tráfego (se disponível)
Página de topo e terreno
Frequência COM/NAV
Uso do botão Dual COM
Seleção ativa e em espera
Intercomunicador e ajustes de áudio
Inserção de plano de voo (FPL)
GPS Direct-to
Procedimentos: SID, STAR, aproximações RNAV, ILS, VOR
Edição e ativação de rotas
Hold, susp e sequencing
Modos de operação: HDG, NAV, APR, ALT, VS, FLC
Engajamento e desconexão
Uso prático em subida, cruzeiro, descida e aproximação
Situações de emergência (desconexão automática)
Perda de AHRS/ADC/GPS: como reconhecer e reagir
Alternância entre sensores (reversão para backup)
Checklist de falhas no G1000
Modo reversionário (reversionary mode)
Uso de backup (standby instruments)
Startup completo do G1000
Inserção de plano de voo real
Navegação ponto a ponto com uso de GPS
Aproximação IFR com piloto automático
Simulação de falha de sistema
Briefing antes do voo com G1000
Como manter consciência situacional
Erros comuns e como evitá-los
Uso em condições IMC
Prova teórica com questões de múltipla escolha
Exercício prático (simulador ou aeronave real)
Emissão de certificado (opcional: válido pela ANAC ou pela escola)
Teórico: 12 a 20 horas
Simulador / Prático: 2 a 5 horas
Total: 15 a 25 horas